sexta-feira, 4 de março de 2011

Osasco 50 anos

Casa do fundador de Osasco, sr. Antonio Agu

Projeto Osasco 50 anos

     Notar e perceber uma determinada localidade através de desenhos baseados em fotos é uma experiência única para quem gosta de recuperar o passado. Sendo assim tendo esse objetivo, organizei um material que recupera alguns aspectos da então Vila Osasco, tentando entender, questionar e contemplar a paisagem urbana e o seu posterior processo de transformações.
     Não foram feitos relatos, mas foi possível entrevistar antigos moradores que em suas memórias me permitiram visualizar Osasco. Mas também localizei notas interessantes em mapas, jornais e fotografias.
     Finalizando, esse trabalho contribuirá para conhecermos um pouco sobre a história local.

Sobre a pesquisa

     Nossa pesquisa sobre a documentação iconográfica de Osasco existente nas bibliotecas e arquivos de moradores, teve início por volta de 1989, a principio por curiosidade, e com o tempo com seriedade. Naquela época, reunimos um conjunto apreciável de reproduções fotográficas relativamente simples.
     Posteriormente, realizamos uma cuidadosa revisão desse material e um estudo detalhado de cada uma das peças iconográficas.
     O Material coletado serviu para uma exposição com trabalhos á óleo e a confecção do livro Tempo História e Nanquim, referente à história da Igreja Matriz de Osasco.
     Com o passar novos documentos foram localizados e copiados.
    Um trabalho como este não pode ter a pretensão de ser completo. Ainda que tenhamos nos empenhado nesse sentido, sempre surgem notícias sobre outras imagens por nós desconhecidas. Esta é uma linha de pesquisa na qual ainda há muito a fazer e este projeto pretende ser apenas um inventário de parte de nossos próprios conhecimentos, numa primeira etapa.
     O assunto é hoje explorado por um número muito grande de pesquisadores em vários estados brasileiros e na Europa e acreditamos que novas gerações de pesquisadores venham ampliar em muito as informações sobre a iconografia das cidades do Brasil.
     É indispensável registrar a eficiência dos responsáveis por arquivos, bibliotecas e museus.
     Em 2012 os osaquenses terão a grata oportunidade de visualizar uma série de trabalhos referentes a cidade.
José Luiz Alves de Oliveira

Um comentário:

henrique suzuki disse...

José Luiz, obrigado pelo retorno, gostaria de fazer um link de seu blog no site osascomemoriaviva, e divulga-lo para o grupo do Facebook Osasco em fotos.
Abs
Henrique Suzuki
11-3675-0699