sábado, 30 de maio de 2009

Sto Antonio

Interior da Basílica dedicada a Santo Antonio, Pádua - Itália

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo em 15 de agosto de 1195. Era de origem nobre e rica, seu pai Martinho, era Prefeito de Lisboa e a mãe, Teresa, pertencia a alta nobreza. O menino cresceu com boa instrução moral, científica, religiosa. Com o passar dos anos notou riqueza não lhe agradava e sentiu o chamado de Deus.

Estudou os rudimentos - trivium, cômputo, saltério e música. Uma antiga tradição afirma que nessa época fez o seu primeiro milagre, insculpindo na parede uma cruz, afastando assim o demônio que o atormentava...

Com quinze anos entrou, em S. Vicente de Fora, no Mosteiro de Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciadoe mudou o nome para Antônio. Em Santa Cruz ultimou sua formação e foi ordenado, sendo-lhe destinado o cargo de Porteiro, pelo que tem a oportunidade de conhecer os recém-chegados Frades menores de S. Francisco que habitavam o eremitério de Santo Antão, nos Olivais.

Foi nomeado então pregador na região da Romanha e encarregado por S. Francisco de ensinar teologia aos frades. Multidões queriam ouvi-lo falar. Sua oratória comovia a todos. Em em Pádua ensina Teologia, retoma o trabalho da escrita e reestrutura os seus Sermões. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris.
Possuía saúde frágil, pois tinha hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Em 1231 sentia-se cansado e esgotado, precisando de descanso.

Os frades fizeram para ele um quarto em cima de uma árvore, mas mesmo assim o povo o procurava. Levan-lhe para Pádua colocado em um carro puxado por bois, mas a viagem era longa..., e Antônio piorava, precisava ficar sentado pois sofria de falta de ar. Recebeu os sacramentos e se despediu de todos cantando o bendito: "Ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas..." Depois ergueu os olhos para o céu e disse. "Estou vendo o Senhor". No dia 13 de junho de 1231 faleceu aos 36 anos de idade.

Seu processo de canonização, é o mais rápido da história da Igrej, sendo levado aos altares em 13 de maio de 1232 pelo papa Gregório IX. Em 1946 é oficialmente proclamado Doutor da Igreja pelo papa Pio XII, sendo-lhe atribuído o epíteto de Evangélico pelo vasto conhecimento das Sagradas Escrituras.

Santo Antônio tornou-se o santo de maior devoção de todos os povose o português com maior projeção no mundo. De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo "milagreiro", "casamenteiro", do "responso" e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.


Nenhum comentário: