sexta-feira, 29 de maio de 2009

Musica para a nossa cidade


MÚSICA PARA A NOSSA CIDADE
Em uma época de grandes transformações sociais, ocorreu a formação de uma tradição viva de Osasco, quando esta ainda era um bairro da cidade de São Paulo.
Em meados de janeiro de 1954, padre Joaquim Macedo, paróco da igreja matriz de Santo Antonio, e os senhores João Domingos Corrêa, Mário Torres, Walter Negrelli, Sebastião Perrot, José Carrera, Manoel Fiorita, Albertino de Souza Oliva, entre outros, tiveram a idéia de formar uma banda musical para animar as festas da igreja.
Da idéia, passou-se a realidade e semi oficialmente a banda musical, realizou a sua estréia no dia 24 de janeiro de 1954. No dia seguinte do IV Centenário da cidade de São Paulo, a banda de música só não apresentou-se em virtude da falta de uniformes, e em homenagem ao padroeiro de Osasco a banda veio a denominar-se Corporação Musical Santo Antonio de Osasco. Os primeiros ensaios musicais passaram a ser realizados em um salão contiguo à igreja.
No dia 23 de maio, após farta divulgação do evento de inauguração da banda musical, é celebrado na igreja matriz, a missa a ação de graças. Ao término desta, é apresentado a comunidade, a diretoria da banda, músicos e maestro, o senhor Lázaro de Oliveira.
Acompanhada por diversas associações e a comunidade religiosa, a banda desce a Rua Antônio Agú em direção ao Largo da Estação Osasco, onde se realizaria a primeira audição oficial. Próximo à fabrica de tecidos Beltramo, a sua diretoria incorporou-se ao singular cortejo, em conjunto com a multidão que já era imensa.
No Largo da estação, não tendo sido instalado o coreto prometido pela prefeitura de São Paulo, improvisou-se alguns caminhões que acabaram servindo-se de palco, acomodando perfeitamente os músicos e dando um ar de pitoresco a apresentação.
Aos poucos a população acabou por tomar conta do local para ouvirem as peças a serem apresentadas, algumas inéditas, outras de domínio público: PADRE JOAQUIM; IV CENTENÁRIO; GUARANY, MINERVINA; PÁTEO DO COLÉGIO; BOM JESUS DE PIRAPORA; SINFONIA DO GUARANY; OU VAI OU RACHA; MADRUGADA DE MINHA TERRA E OLHA A CADÊNCIA; todas entremeadas de discursos e palavras religiosas, proferidas pela diretoria e o paróco da igreja matriz. Ao término da apresentação, a banda é parabenizada pela contribuição que doravante poderia trazer para o então Subdistrito de Osasco.
Este texto de minha autoria original, foi feito para o Vídeo “Música para nossa cidade”, exibido em 1995 na Semana Cultural Antonio Agu, outubro de 1995, em Osasco SP.
15 min de duração
produção: Focus Line

Nenhum comentário: