quarta-feira, 27 de maio de 2009

R. Antonio agu

A Rua Antonio Agu em 1950, esse trecho atualmente é o Largo de Osasco


A história da rua

O imigrante italiano Antônio Agu, ao comprar essas terras distantes 16 quilômetros de São Paulo, implantou aqui uma chácara, a qual chamou de Osasco, o mesmo nome de sua cidade natal.
No mapeamento dessas terras, ficaram estabelecidas três vias de acesso para a estação de trens: a Rua Dona Primitiva Vianco, a Rua Enricco Dell´Acqua (atual Rua Antônio Agu) e a Avenida João Briccola (atual Avenida João Batista). A Rua Dona Primitiva Vianco foi a única a manter o nome original.
A Rua Enricco Dell´Acqua virou Rua Antonio Agu da seguinte forma: entre 1898 e 1919 ela mantinha o mesmo nome, mas, com o início da construção da igreja Matriz de Sto. Antônio, foi necessário que a herdeira de Agu, Giusephina Vianco Enrico, residente na Itália, permitisse que a rua se prolongasse até o alto do morro. Concedia a autorização, o alargamento e prolongamento acabaram ficando a cargo do engenheiro e morador de Osasco, José Ferré. Durante os festejos comemorativos para a construção da paróquia local, que contaram com a presença de Giusephina e família, a rua passou então a chamar-se Avenida Antonio Agu. A cerimônia religiosa aconteceria no dia 13/06/1919, com direito à procissão e demais protocolos clericais.
Naquela época, olhando de onde era a estação, podíamos avistar na Rua Antônio Agu: a casa do chefe da estação e as casas dos operários; a banca de jornais de Savério Spitaletti; residências particulares; as entradas para as Vilas Beatriz e Cerqueira (atual Shopping Osasco); a chácara de Vitório Smeriglio (atual loja Ponto Frio); a fábrica de tecidos (hoje atual Osasco Plaza Shopping); a imponente residência da família Ferré e o resto de terra batida e cheia de charcos ladeada de pés de eucaliptos que foram plantados no tempo de Agu. Durante longos anos essa foi a fisionomia da rua.
Só a partir da década de cinqüenta é que o panorama urbano modificou-se, surgindo casas comerciais, bares, padarias e pequenas lojas de artigos diversos, momento em que já estava ocupada toda a sua extensão, reflexo da modernização e posterior instalação do município de Osasco (1962)
No decorrer dos anos seguintes, o comércio local foi se expandindo e transformando a rua num centro de compras para a população regional. Com as transformações exigidas peal urbanização, a Rua Antônio Agu acabou ganhando um calçadão com aproximadamente 500 metros de extensão, inaugurado na gestão do então prefeito Humberto Parro, e posteriormente modificado e acrescido de palmeiras imperiais na administração de Celso Giglio.
O primeiro Shopping de Osasco – A galeria Fuad Auada, tradicionalmente chamada de Galeria, com 40 anos de vida no calçadão da rua Antonio Agu, com suas lojas e passagem estratégica, sempre marcou presença no dia a dia de seus clientes e freqüentadores. Hoje, após ter passado por uma grande reforma e contando com uma nova administração, ela passou a se denominar Shopping Galeria.
Com estrutura de shopping center e apresentando um visual externo bem moderno graças à sua fachada de vidros azuis, hoje essa galeria conta com lojas amplas e espaços que proporcionam grande conforto para clientes e lojistas, além de uma praça de alimentação com belíssimo visual. Essa praça, aliás já se tornou um ponto de encontro e de lazer para a população onde, semanalmente, ocorrem eventos como: shows musicais, videokê, desfiles e apresentações diversas.
O Shopping Galeria está situado num ponto estratégico do centro de Osasco, oferecendo aos seus freqüentadores, além de uma ligação direta entre as ruas Dona Primitiva Vianco e Antônio Agú, a oportunidade de realizarem boas compras em suas lojas, cujas ofertas e promoções garantem produtos de qualidade, marcas e grifes. São mais de 40 lojas no piso inferior, o qual também conta com um serviço de sonorização ambiental, posto de informações, opção de lazer e amplo estacionamento. Em breve, também, será inaugurada outra área comercial no 2º piso do shopping.
Em 1995, foi inaugurado o Osasco Plaza Shopping, que embelezou arquitetonicamente a rua Antonio Agu, e contribuiu para a revitalização do centro comercial. Ali, porém, no mês de junho do ano seguinte aconteceria uma explosão acidental que ocasionou centenas de vítimas fatais, deixando de luto toda a cidade e todo o país. Mesmo assim, passados quatro anos do trágico episódio, o Plaza apresenta recuperação recorde e nenhuma loja vazia. Estima-se hoje que um público de mais de 50 mil pessoas freqüente diariamente os corredores do Shopping.
Sempre em processo de franca expansão, a rua que se transformou num verdadeiro mercado central de diversos segmentos, serve também como ponto preferido para sediar grandes comércios e empresas que se tradicionalizam pelo endereço estratégico. Um exemplo bem recente á o da “Brasilcard”, empresa de cartões de crédito que começou a atuar efetivamente na região de Osasco graças ao seu comércio intenso e bem diversificado, porém carente de opções carente de opções para financiamento de crédito. É para suprir essa carência que o Brasilcard pretende se firmar: atendendo ao trabalhador do mercado informal, aquele que possui renda, mas não tem como comprova-la, paga com pontualidade, mas mesmo assim, muitas vezes não consegue crédito, muito menos um cartão. Trata-se, é claro das classes trabalhadoras C e D, grande maioria do fluxo transeunte da rua Antônio Agú.
Da estação ferroviária de Osasco, onde desemboca a nossa rua, milhares de pessoas vindas de Carapicuíba, Barueri, Itapevi e outras regiões vêm, diariamente, trabalhar em nossa cidade e prestigiar o nosso comércio local. A elas também se deve tanto desenvolvimento. E, é claro, ao osasquense fiel, apaixonado por Osasco, que, mesmo tão próximo dos grandes centros comerciais de São Paulo, nunca deixa de valorizar a concorrência e a criatividade de nossa gente empreendedora, gente que está na direção das grandes lojas como também está em cada esquina da Rua Antonio Agu.

José Luiz Alves de Oliveira, pesquisador da História de Osasco e autor do livro “Tempo, História e Nanquim”.

Nenhum comentário: