sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moradores da Vila Osasco

“Moradores da Vila Osasco”


A fábrica de papéis de Narciso Sturlini


     Narciso Sturlini nasceu em 1855, em Uzzano, Itália. Desembarcou em Santos no dia 17 de março de 1888, acompanhado de sua mulher Mariana e de três filhos menores. Artesão especializado, queria instalar no Brasil uma industria de papelão. Pouco mais de um ano de sua chegada, veio para Osasco com a família, onde adquiriu um de terra de Antonio Agu. Com um capital inicial de 800 mil reis, deu inicio a tarefa, fabricando os tijolos de que precisava, construir o edifício, galpões para a fabrica, abrindo estradas provendo meios de locomoção, instalando caldeiras de vapor para gerar a força motriz, montado peça, a primeira maquina de fabricar papel e papelão da América do Sul. Estava fundada a fabrica Cartieira.
     Em 1889, o local já congregava uma centena de famílias, na maioria de origem italiana, que Sturlini convocara ao redor de si. Nesta época a fábrica mantida um armazém de abastecimento e uma escola para a alfabetização de operários e de seus filhos. A própria r. da Carteira, atual Narciso Sturlini, foi aberta por ele, a fim de transportar as mercadorias até o local de embarque.
     Ao ser inaugurada a fábrica, a sua produção era de cerca de 100 kg. Mais tarde, visando a ampliação da industria, admitiu como sócio Nicola Matarazzo, em 1906. A nova sociedade passou a controlar as fábricas de papel de Salto de Itú, Mendes e Tijuca (R.J.). Sob a gerência do filho Alfredo, iniciou-se em São Paulo a fabricação de caixas de papelão. Em 1910 foi decidida a transformação da empresa em sociedade anônima, surgindo então a companhia Paulista de Papéis e Cartonagens. Alguns anos depois, Narciso Sturlini, com a saúde combalida pensou voltar a Itália, mas a morte o surpreendeu antes que pudesse realizar o seu intento. Narciso Sturlini faleceu em 1918.

2 comentários:

M a r q u i n h o s disse...

nooosa adorei o blog é bem informativo, nunca pensava que na minha cidade pudesse haver tantas coisas assim no passado.
ajudou bastante para o meu trabalho de filosofia.
Bem interessante mesmo.
se tiver contatos me adicione

msn: oml.marcos@hotmail.com
ou
moedasdorock_stronda@hotmail.com

orkut: meeunovofake@hotmail.com

agradecido

livia disse...

Ola

Estou montando um projeto de preservacao da historia de osasco para o meu tcc e adoraria falar com vc. Meu email eh liviacollino@yahoo.com
Obrigada!