quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rua Antonio Agu em 1900

A Rua Enricco Dell'Acqua em 1900 - òleo sobre tela, de minha autoria

"Um olhar sobre o presente, passado e futuro da cidade de Osasco"

A cidade de Osasco, como podemos observar nesses vinte anos de trabalho e pesquisa, não dispensou o devido cuidado ao seu patrimõnio edificado. Tornando-se quase impossível a reconstrução de um passado arquitetônico.
Nem ao menos sobraram vestigíos importantes que permitissem saber como eram as primeiras moradias.
Nem sempre foi assim. Ao longo anos de pesquisa, foi possível resgatar uma série de fotografias, algumas do mesmo local pertencentes a anos diferentes, exemplares arquitetônicos que não mais revelassem a totalidade de sua grandeza.
Dos observados "in loco", podemos destacar o atual Museu de Osasco, erguido entre 1898 ou 1899, e a Fábrica de Tecidos de Enricco Dell'Acqua, provavelmente também construída entre 1898-1899.
Próxima a esta mas do outro lado da rua Enricco Dell'Acqua (atual r. Antonio Agu), e embora não mais existente, ficava a residência do gerente da mesma fábrica.
A construção que abriga o Museu Municipal, serviu como moradia de campo do banqueiro italiano Giovanni Briccola. O sobrado encontra-se praticamente intacto, mas a monumental portaria em tijolos, há muito foi demolida.
Sobre a fábrica podemos destacar que possuía dois pavimentos, o segundo andar bem menor que o primeiro, ambos mediam mais de 5 metros de pé direito. Do segundo andar só restaram as paredes semidestruídas por um incêndio ocorrido na década de 70. Tanto o edifício fabril quanto a casa do gerente eram semelhantes na concepção arquitetônica.
Quando a fábrica estava sendo demolida, pedi autorização para entrar no terreno e fiz uma série de fotos. Aproveitei e levei uma trena e tirei as medidas.
Em 2012 a maquete da fábrica e a casa do gerente serão exibidas para os interessados que forem a uma exposição do meu trabalho.
Finalizando, no local da fábrica foi construído o Osasco Plaza Shoping.

Nenhum comentário: