segunda-feira, 12 de março de 2012

Bairro de Presidente Altino - Osasco

O Bairro de Presidente Altino – Osasco




Entre 1887-1888 o imigrante italiano Antônio Agú, adquiriu o sítio Ilha de São João, distante 16 km da capital de São Paulo, o local possuía uma pequena olaria para fabricação de tijolos.

Vizinho a propriedade estava se formando o bairro do Manéco, reduto de imigrantes portugueses.

Em 1894, Agú iniciou o loteamento de áreas de sua propriedade "Fazenda Osasco", e aos investimentos econômicos que consolidaram a formação da "Vila Osasco".

Tencionando dar um caráter empresarial aos seus investimentos, arrenda em 1898 ao francês Evaristhe Sensaud de Lavaud o seu estabelecimento cerâmico. Com as inovações tecnológicas introduzidas, a olaria torna-se em 1900, em um dos mais importantes estabelecimentos do ramo no estado de São Paulo.

Na “Grande Olaria Francesa" de Sensaud de Lavaud fabricavam-se manilhas telhas, ladrilhos tubos de grês, diferentes tipos de tijolos, com variados tamanhos e especificações.

Com a morte de Agú em 1900, todas as suas propriedades passam as mãos da herdeira Giusephina Vianco Enrico, incluindo a empresa cerâmica.

Em 1912 Evaristhe adquire a propriedade e passa a direção ao seu filho Dimitri.

Em 1912 a cerâmica é vendida aos irmãos Pujol e outros, que organizam a Cia Cerâmica Industrial de Osasco que também introduzem novas tecnologias no ramo.

No bairro em que se localiza a Cia Cerâmica os mais importantes fatos se fazem presentes: em meados do século, já existia a olaria São João, posteriormente Rovai. Lenzi e Pierini, a igreja do Bonfim, construída a partir de 1909, o Cartório (instalado em 1919), agência de Correios, delegacia, e serviço de balsa.

O sítio Rio Pequeno, pertencente a Ana Toledo de Oliveira é adquirido pela Cia. Cerâmica e loteado a imigrantes de origem européia. Sendo mais conhecido como um bairro Armênio.

Próximo ao loteamento surge o frigorífico Continental Products Company, em frente a construção é inaugurada em 1919 a estação Presidente Altino. Com a demolição dos prédios pertencentes a Cia cerâmica, as ruas André Rovai e Erasmo Braga são unidas, facilitando o trafego e a união dos bairros.

Nenhum comentário: