segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bairro do Mutinga

Bairro do Mutinga



O sitio Mutinga pertenceu primitivamente a Dona Maria Leite de Barros e Ignácio Correa de Lemos, por concessão do Diretor do Aldeiamento de Indios de Pinheiros.

Em 1803 foi vendido a Ignácio Correa de Lemos, que vendeu em 1834 á Domiciano Zacharias, reservando para si mesmo o local de sua moradia e dois quintais, a que acabou sendo denominada de sitio da Vargem.

Falecendo Domiciano Zacharias, o mesmo passou em partes iguais para os herdeiros: Jeremias, Britibaldo, Joana e Emilia.

Britibaldo e Jeremias faleceram, e suas respectivas partes foram para suas irmãs Emilia e Joana, casadas com Henrique José de Camargo e Alexandre José de Siqueira.

Por escritura de divisão amigável feita em 1878, o sitio foi dividido, Siqueira ficou com a parte de cima (denominado Itahym ou Cachoeirinha), Camargo com a parte debaixo, próxima ao rio Tietê. Este ficou com o nome de Mutinga.

Henrique José de Camargo morreu em 1913 e o sitio foi partilhado entre os herdeiros: a viúva Emilia Zacharias de Camargo, Abigail de Camargo (casada); Maria de Camargo (casada ); Isabel de Camargo (casada); Ana de Camargo (casada); Raphaela de Camargo (casada); Felicia de Camargo (casada); Leonor de Camargo (casada); Margarida de Camargo (solteira); José Augusto de Camargo (casado); Misael Zacharias de Camargo (casado); Jeremias Propheta de Camargo (falecido antes do inventário, casado com Anna Ferreira, também falecida, e representada pelos filhos: Izabel de Camargo; Genésio de Camargo; João de Camargo; Maria de Camargo; Dolores de Camargo; Amélia de Camargo.

Christovão de Camargo, (casado); Joaquim Octaviano de Camargo (casado); Belisario Zacharias de Camargo, (casado); Laurindo Roque de Camargo, (casado com); João Baptista de Camargo, (casado).

Antes de falecer, Henrique José de Camargo fez um testamento, deixando para seus filhos Laurindo Roque de Camargo e a irmã Maria Margarida Abdias de Camargo, uma parte da propriedade.

Em 10.08.1909, Henrique José de Camargo e esposa, doaram ao menor Joaquim Domingos de Camargo, dois alqueires de terras na fazenda Mutinga.

O primeiro a vender terras foi a viúva, Emilia Zacharias de Camargo em 21 de março de 1917, para James Chester Baggot

Com o passar dos anos, a terras foram vendidas, e dividindo-se cada vez mais.

Nenhum comentário: