quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Primeira audição oficial da Corporação Musical Santo Antonio de Osasco - março de 1954 Aos fundos a Estação Osasco.
Igreja Matriz de Osasco, construída em 1919, reformada em 1941 e demolida em 1964 - foto de 1950

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Praça Duque de Caxias

Praça Duque de Caxias


Uma das primeiras realizações para as comemorações do primeiro aniversário de emancipação política de Osasco foi a de ornar a nova cidade com uma bela praça.

O local escolhido foi justamente trecho da R. Antonio Agù, próximo à igreja matriz de Santo Antônio.

Tradição interessante, pois quem viajar pelo interior de São Paulo encontrará sempre uma bela praça em frente à igreja matriz.

A praça em questão, abrigava as concorridas quermesses promovidas pela igreja, fora isso era um descampado, que teve o primeiro tratamento pela prefeitura de São Paulo em 1953, mas nunca foi totalmente urbanizada e entregue a população de Osasco.

Era costume que a procisão de Santo Antônio percorresse toda a extensão da Rua Antônio Agú, e segundo moradores mais antigos, era um ato de devoção bastante apreciado. A última procissão que passou pela rua, deu-se em 1962.

Em 19 de fevereiro de 1963 foi inaugurada, e era um dos cartões postais de Osasco. Nela a rapaziada fazia o tradicional "footing" após as missas matinais. Nos anos 70 abrigou feiras artesanais e apresentações teatrais,

A nova praça Duque de Caxias foi reinaugurada no dia 13 de junho de 2.000, levando no antigo local do busto do importante patrono do Exército brasileiro a imagem do padroeiro loca Santo Antonio, homenageando a passagem de suas relíquias pela cidade de Osasco em 1999, e após 38 anos a procissão do padroeiro realizou o antigo trajeto

José Luiz Alves de Oliveira é autor do livro Tempo, História e Nanquim

arquivo particular José luiz



Aos fundo a antiga igreja Matriz de Santo Antonio, já demolida.