O Cristo Pantocrator da Paróquia São Paulo da Cruz em Osasco
duas das tres versões
Cristo Pantocrator é “A quele que governa tudo”.
É geralmente representado em busto ou meio corpo, segurando um livro dos Evangelhos aberto e abençoando com a mão direita. Geralmente ocupa a cúpula central ou a abside principal das antigas igrejas bizantinas
A pintura no altar mór da Paróquia São Paulo da Cruz – Osasco SP
A terrível figura de Cristo Todo-Poderoso é um conceito mais oriental do que a idéia do mortal sofredor das igrejas ocidentais posteriores. A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade medeia entre Deus e a Humanidade, salva por Ele, que a julgará no fim.
É sempre representado em tom azul, sobre um fundo dourado brilhante. Podendo ser representada em forma de afrescos, iluminuras ou mosaicos.
É de estilo oriental, pois apresenta o mundo em duas dimensões. O espaço é abolido e substituído por fundos de uma única cor forte.
Essa representação artística surgiu nas oficinas imperiais da cidade de Constantinopla, irradiando-se posteriormente para as regiões conquistadas. As características faciais são desenhadas fortes e simetricamente sobre uma superfície achatada onde os grandes olhos, envoltos na contemplação do Além, brilham com um esplendor sobrenatural. Estamos num mundo hierático e magnificente, que evoca, com certos gestos adequados, cenas transportadas do mundo real para o da liturgia.
O altar mór Panorâmica
A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, Para que atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia. Uma delas foi a frontalidade, pois a postura rígida da figura leva o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado. Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra um respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas personagens sagradas seu senhor e protetores. Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram elaboradas pelos sacerdotes para os artistas, determinando o lugar de cada personagem sagrada na composição e indicando como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado estava rigorosamente determinado.
Significado da simbologia da imagem de Jesus representado na abside da igreja de São Paulo da Cruz.
Osasco - Brasil
Nimbo Maior ou “Mandorla”: pode ser de formato helicoidal e oval, que circunda Jesus ou Maria nas artes bizantina ou medieval. Podendo ter elementos geométricos ou florais.
(Na representação foram incluídas rosas douradas)
Douração:
serve para ressaltar a imagem de Jesus, podendo ser de folhas de ouro ou pedras douradas (mosaico).
A Imagem de Jesus ....
Deve ser representado na cor azul claro e ouro quando vivo, azul, púrpura e ouro, incluindo uma faixa colorida que vai do ombro até a cintura, quando ressuscitado.
Na Igreja de São Paulo da Cruz foi representado na cor azul turquesa.
A Bandeira branca com a cruz vermelha (ou ao contrário),
representa o milagre da ressurreição.
A mão esquerda, segura um estandarte vermelho com a cruz branca, na ponta, o globo terrestre.
detalhe
“A vida triunfou sobre a morte”
A feição, é serena e contemplativa.
Sentado em um banco ornado de pedras preciosas (hetimasis), mostra-nos o ato de ensinar.
Não existe trabalho semelhante no mundo!
É obra única, sendo a fusão dos afrescos da cidade de Narezi e Boiania, Bulgária.
Foi pintada em 17 dias e inaugurada em fevereiro de 2004, no sádo de Aleluia.
Atualmente
Autor: José Luiz Alves de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário