Dr. Hirant Sanazar - Primeiro prefeito da cidade de Osasco, em foto de 1998, durante as homenagens de aniversário da Emancipação. Câmara Municipal de Osasco. foto: José Luiz Alves de Oliveira
Hirant Sanazar, 1929-2003
Aos 4 anos de idade ingressou no escotismo. Aos 15, foi diplomado pela União dos Escoteiros do Brasil como Chefe dos Escoteiros.
Foi professor das disciplinas de: Geografia, História, Português e Química.
Dr. Hirant Sanazar iniciou os estudos no Grupo Escolar Marechal Bittencourt, além do Externato José Bonifácio, quando Osasco era o 14° subdistrito da Capital.
Em seguida, cursou o segundo grau nos colégios Anglo-Latino e Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.
Ingressou na PUC e depois se graduou em Direito pela Faculdade Federal de Goiânia, ampliando seus conhecimentos com diversos cursos de extensão universitária.
Iniciou a vida pública em 1955, quando foi eleito vereador à Câmara Municipal de São Paulo, sendo o primeiro osasquense a conquistar um cargo eletivo.
Em 1962, após a emancipação de Osasco, foi eleito o seu primeiro prefeito com 51% dos votos,
Foi m período difícil para estruturar a administração osasquense, como a elaboração do plano diretor, criação de códigos de obras e serviços, além dos códigos de finanças e de posturas municipais.
Dr. Hirant, fundou a Juventude Cívica de Osasco (Juco). Participou na fundação da 56a Subseção da OAB e da Associação dos Advogados de Osasco.
Atuou no Tribunal do Júri e exerceu durante anos em atividades advocatícias nas áreas: Cível e Criminal.
Foi um dos fundadores da Academia de Letras, Artes e Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico de Osasco.
Presidente da Corporação Musical Santo Antônio (três vezes), e presidente de Honra da Congregação Mariana da Igreja Santa Gema Galgani.
Recebeu inúmeros diplomas e medalhas do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Casado com Janette Kolanian Sanazar, tendo da união quatro filhos: Ricardo Hirant, Sérgio Dicran, Sandra Regina e Jane Carla, e cinco netos: Gustavo, Alessandra, Aline, André e Vitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário